domingo, 31 de julho de 2011

O nosso lixo "doméstico"...

Porque andam os portugueses tão indignados, quando uma agência de rating chamada Moodys, classificou Portugal de “lixo”?


Sou um patriota convicto!

Mas se analisar o que se tem passado no meu país, encontro “lixo” que as incineradoras existentes não chegam para extinguir todo o “lixo” que por ai anda!

Vejamos :- Se tivermos em consideração que os tribunais funcionam apenas para os “pilha galinhas”, enquanto a criminalidade organizada vai proliferando a uma escala nunca antes vista.

As cunhas a par com a pequena corrupção, vão continuando nas repartições públicas… Os serviços policiais aplicam as leis apenas a uma parte da população. O médico de família arranja uma consulta se lhe oferecerem uma galinha, o fiscal da Câmara é conivente com situações irregulares se isso lhe trouxer vantagens…, os Presidente das Juntas e das Câmaras não são representantes de todos os cidadãos…as oportunidades nos empregos e no ensino não são iguais para todos os portugueses, a ASAE aplica as leis a uns, enquanto com outros passa ao lado… etc…etc…

Depois desta rápida análise, do estado desta nação, é urgente mudar o rumo das coisas para que não nos chamem de “lixo”.
 A limpeza deve começar perto da nossa porta e logo atingiremos o topo.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

O "tal" artigo da Visão enviesada

Achámos que, por mais interessante que nos parecesse colocar o artigo da revista Visão no Comporta Opina, poderia -eventualmente- não ser correto. Pensámos nos direitos de autor e nessas questões legais, porque uma vez que a revista se encontra à venda, poderíamos ter problemas...

Então não é que agora encontrámos o artigo na íntegra publicado pelos senhores do Rio Forte, grupo Espírito Santo (CLARO)... Eles certamente não terão chatices...
 
Aqui fica o artigo, para quem quiser ler:

Artigo da Visão: O que é que a Comporta tem?

Até é compreensível que não tenham problemas em publicar. Porque até foi a informação fornecida por eles e de acordo com os seus interesses.
O povo? Os que cá habitam todo o ano? Esses são como os mosquitos: só incomodam!?

sexta-feira, 15 de julho de 2011

A miopia da "Visão" !?

Como não podia deixar de ser, o Comporta-Opina depois de ter conhecimento do texto da revista Visão, com o título (O que é que a Comporta tem?); passa a relatar com todo o direito, a sua indignação em relação a certos “factos” e afirmações no referido texto.


Com todo o respeito para com a senhora Rosa Ruela(autora do texto), mas com menor respeito pelos “pseudo-amantes ou “descobridores/colonizadores” da Comporta”.

Nos longínquos aos 20 e 30 do século XX, uma família de origem Inglesa usando a mão de obra barata e faminta de gentes das mais variadas regiões do país, meteram mãos á obra e desbravaram as terras desta Herdade.

Nos anos 60 e 70 foram construídas as estradas que ligariam a Comporta a Tróia bem como a Alcácer do Sal. Na sequência de tudo isto foram homens do povo os pioneiros a criarem os acessos ás praias da Comporta, Carvalhal e Pego.

Nos anos 70,80 e 90 os turistas humildes, deram alma e vida a toda esta região, chegavam, usufruíam, respeitavam, contribuíam para a economia local e regressavam ás suas terras com vontade de voltar.

As elites não passam disso mesmo(elites), usam e abusam, sem qualquer respeito pelos originários desta região.

Lamentamos que tenham ficado de fora, (de uma forma descaradamente propositada), a não referência aos comércios que realmente foram, e são, o suporte da micro-economia, gerida pelos descendentes dos primeiros comerciantes e por outros (filhos da terra) que deram alma e aguentaram os momentos maus e bons através da sua carolice, mas que vão cuidando e dando alma ás aldeias da herdade nos 365 dias do ano.

Homenageando os resistentes no “braço de ferro” entre as ideias elitistas e os filhos do povo que teimam em ficar por cá, realço o nome de inúmeros estabelecimentos que são tão dignos de reconhecimento, como os que vem no texto. Estes sim, são genuínos, não tem decorações nem pratos importados: Rei do Choco, O Caldeiradas, O Rola, O Barco do Sado, O Frango Assado, O Mário, Restaurante DªGuida, O Folha, S.João, Tasquinha da Comporta, Bar O Arado, 100 Sabores, O Zé, O Celeiro, Pizzaria do Monte, Pastelaria Eucaliptus, A Cegonha, O Central, Loja da Rita, Loja da DnªNatalina, Clube da Comporta, Papelaria da Comporta, Minimercados Casas da Comporta e Gomes, A Glória, O Pinheiro, Mira Ponte, O Avelino, S.Romão, e todos os outros que com as suas empresas são 80% do motor económico desta região.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

O plano de urbanização da Comporta!!!

Esta é a planta do que os membros do executivo da Câmara Municipal de Alcácer pensam fazer da Comporta. Este é o Plano de Urbanização da Comporta, com as respectivas alterações que QUEREM implementar.

Demos uma vista de olhos e deparámos-nos com algumas irregularidades, isto é, construções que existem e não estão representadas, entre outras coisas... Queremos acreditar que somos nós que vemos muito mal...
Encontra-se disponível através de http://www.cm-alcacerdosal.pt/PT/Actualidade/AvisosEditaiseConcursos/Documents/Planta_Zonamento.pdf

Para já não comentamos....