quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

O " Canto " da Avestruz

O “canto” da Avestruz:





É sabido que a Avestruz não canta, apenas emite sons. Sendo um animal de grande porte, comporta-se como alguns seres humanos ao enterrar a cabeça na areia. Ser Avestruz na zona da herdade da Comporta é fácil, quando toca ao enterrar da cabeça.

Desde hà uns anos a esta parte, estamos a ser atravessados por uma “moda”, que acha a herdade da Comporta um lugar chique e paradisíaco.


Vir passear, comer, inflacionar, deixar lixo, bisbilhotar, adoptar ar de superior etc… etc… são expressões na maior parte dos casos, de desrespeito, para com as populações que construíram a pulso, suor e lágrimas, estas aldeias que hoje todos acham uma “gracinha”.

As entidades e instituições que deveriam e deverão intervir, para que se previna e cuide dos problemas e necessidades dos habitantes desta freguesia, são as grandes responsáveis do que vai acontecendo e ao mesmo tempo quando se está desagregando um património cultural único, no distrito de Setúbal.

De “mansinho” se vão tramando imensas maldades para com o nosso povo.

2 comentários:

PM disse...

Ó Pina será qu'El Rei D.Sebastião resolveu enterrar a cabeça na areia e por isso estamos em crise ?

“Salvador”

Antes rezava-se assim :
Chegou a crise
Não há razão para temer
É que nesta crise
O Teixeira dos Santos vai-nos proteger.

E o futuro foi aquilo que se viu, o défice triplicou, é natural como o iogurte, pois o número de desempregados subiu em flecha, logo menos receita proveniente de impostos e mais despesa em prestações sociais, mais despesa com os milhões que foram oferecidos a instituições bancárias em dificuldade, mas tudo para nos proteger, só que sem sucesso.

E agora vem Joseph Stiglitz, prémio Nobel da Economia e certamente um grande desmancha prazeres, afirmar que a crise financeira mundial ainda está longe do fim e que não acontecerá antes de 2013, alertando para a necessidade de medidas urgentes, sinceramente homem vens para aqui para nos enterrar ainda mais ? Xô ave de agoiro.

Agora reza-se assim :
Continua a crise
Não há razão para amargar
É que entretanto
O FMI veio para nos salvar.

Assim sim já é outra conversa, mas instituição aconselha o aumento da base contributiva, pondo mais pessoas e empresas a pagar mais impostos, contenção dos salários, corte nas prestações sociais e por aí fora, bolas homens, assim também não vejo salvação possível, como é possível pedir mais sacrifícios a quem vive com o salário mínimo ou pouco mais.

Talvez fosse melhor falar com o Lula da Silva que apelidou de inferno e humilhação o período em que o Brasil recebia visitas regulares de executivos do FMI com o objectivo de avaliar a evolução da economia brasileira e o cumprimento de acordos firmados pelo País com a instituição, assim este resolveu pagar a dívida àquela instituição e passar de devedor a credor, como falamos a mesma língua pode ser que tenhamos algo a aprender com este estadista que está prestes a receber o prémio de Estadista Global do Fórum Económico Mundial.

E então passaríamos a rezar assim :
Mesmo com toda a fama, com toda a brahma
Com toda a cama, com toda a lama
A gente vai levando, a gente vai levando
A gente vai levando essa chama.

E se a solução para a crise não passar por aqui ainda assim temos que manter a esperança, do tipo daquela que tivemos durante décadas em que sonhámos sempre que Portugal iria vencer o festival da canção, nunca venceu é certo, mas a esperança é a última a morrer e havemos certamente de ter o nosso novo momento de glória, seja com o regresso d’El Rei D.Sebastião ou de qualquer outro salvador.

Anónimo disse...

Muda o superficial
Muda também o profundo
Muda o modo de pensar
Muda tudo neste mundo

Muda o clima com os anos
Muda o pastor e seu rebanho
E assim como tudo muda
Que eu mude não é estranho

Muda o mais fino brilhante
De mão em mão seu brilho
Muda o ninho o passaro
Muda a sensação de um amante

Muda o rumo do andarilho
Ainda que isto lhe cause dano
E assim como tudo muda
Que eu mude não é estranho

...

http://www.youtube.com/watch?v=bkan9AmOWwQ