domingo, 6 de setembro de 2009

Ostras do Sado. Uma fortuna do passado?

Pérolas do Sado

Sabe distinguir uma ostra boa de uma má? A de pior qualidade normalmente apresenta uma casca mais redonda, espessa e com muitos folhos. A carne tem uma cor mais esverdeada, pouco miolo e, no final, sobressai um gosto acre. A de boa qualidade é o inverso. A casca é fina, sem folhos e o seu interior é branco, sendo o marfim a cor da carne, que está isenta de manchas. A de boa qualidade está habitualmente associada a Setúbal.

As grandes produções de ostras no Sado, com exportações para todo o mundo até à década de 70, cessaram, mas, hoje, é possível voltar a apreciar estes bivalves, com a mesma qualidade da época, oriundos do mesmo estuário.

Actualmente, o segredo da qualidade das ostras setubalenses reside na adaptação dos viveiros, que fazem a depuração da água e permitem a criação de ostras em condições naturais, longe do contacto com a poluição.

Numa região onde se chegaram a existir 15 exportadores e se enviavam para o estrangeiro mais de 50 mil toneladas de ostras, os números são agora magros, mas os quatro apanhadores e o produtor que se encontram no Estuário do Sado depositam grande esperança no futuro. Afinal a qualidade continua a ser excelente e França, um dos principais importadores, mantém o mesmo interesse de outros tempos.

Hoje em dia produz-se no estuário do Sado cerca de 20 toneladas de ostras em viveiros.

A qualidade da ostra, porém, não reside na espécie da região, mas sim no próprio estuário. A ostra portuguesa é conhecida por Crassostrea angulata, enquanto as mais consumidas no resto da Europa são as Crassostrea gigas. Porque o género angulata apresenta piores defesas naturais do que a gigas, esta segunda hipótese é a opção actual de produção em Setúbal. A qualidade, essa, continua a ser unanimemente melhor quando comparada com as produções de outros países.

As formas de comer a ostra variam consoante as culturas. Em França, por exemplo, é apreciada crua, enquanto em Portugal é habitualmente assada.

Na verdade, fica ao seu critério a forma que prefere para comer estas saborosas pérolas do Sado.

1 comentário:

Anónimo disse...

(Ar)reposicionamentos

Um Presente Envenenado

Pedro Paredes em conjunto com a sua “equipa” anda a coagir 170 trabalhadores a assinarem um NOVO CONTRATO DE TRABALHO para legitimar com a assinatura individual de cada trabalhador o NOVO CÓDIGO DO TRABALHO do”Patrão” SÓCRATES.
Se, em 1 de Janeiro de 2009 todos os trabalhadores passaram automaticamente para o novo regime jurídico da função pública, não se justifica que passados 9 meses Pedro Paredes venha agora exigir que 170 desses trabalhadores tenham que assinar um novo contrato de trabalho que nos pode vir a lançar no DESEMPREGO.
Além do mais NINGUÉM PODE SER OBRIGADO A ASSINAR UM CONTRATO DE TRABALHO COM A DATA DE 1 DE JANEIRO DE 2009! ISSO É ILEGAL e de certa forma descabido, dado que já PASSARAM 9 MESES desde a data em que os trabalhadores foram reposicionados.
Afinal o que é que se passa senhor presidente?
Primeiro deu um rebuçado aos 170 trabalhadores, fez campanha política à conta de mais uns cêntimos dados e agora é que vem exigir a assinatura.
Os Trabalhadores não são parvos!
Os (ar)reposicionamentos que nos fez agora deveriam ter sido efectuados em 1 de Janeiro de 2009, porque é que não foram feitos nessa altura?
Afinal não tem colaboradores que saibam dar conta do recado?
Qual é a RASTEIRA que o partido socialista e o PRESIDENTE PAREDES andam a tentar passar aos trabalhadores da Câmara de Alcácer do Sal?

Com o PAREDES e LINCES:

UMA MERDA DE FUTURO JÁ COMEÇOU!

Ass:
Uma trabalhadora da Câmara de Alcácer