sábado, 31 de outubro de 2009

Crónica de um arrependimento atrasado:


Depois da vergonha a que a Democracia representativa, esteve sujeita na Comporta no dia 27 do corrente mês, ontem foi noite da tomada de posse do Executivo Camarário e dos Deputados, bem como dos órgãos da Mesa da Assembleia Municipal.

Sob proposta do Deputado do BE, a votação foi feita de forma uninominal como está prevista na Lei a par da votação por listas. Diz quem viu e que esteve mais atento que os homens do aparelho do PCP mantiveram-se em silêncio ao contrário do que sucedeu na Comporta(mas não deixaram de fazer as suas "correntes comunicativas"), para mais tarde virem a dar uma de democratas...Isto porque votaram no deputado do BE, ficando este como segundo secretário na Assembleia Municipal.

Ironia do destino; a lei para a Comporta é a mesma que foi para Alcácer!

Como vale mais tarde do que nunca, poupavam o Povo da Comporta de uma humilhação facultada pela mesma equipa presente no Auditório de Alcácer.

Das duas uma, ou desconheciam a lei e perceberam que fizeram asneirada  ou então conheciam a lei e estavam a vêr se enganavam o Povo.

21 comentários:

Anónimo disse...

Contrariamente ao que se lê no Salatia – porque será? - o PCP não deu ontem uma lição de Democracia.
Foi obrigado, não tinha outra solução.
Deve ter custado em bocado.
Percebeu que a única forma da mesa não ficar com dois representantes do PS era votar no BE. O mesmo é dizer, reconheceu a sua insuficiência.
Deve ter custado ainda mais ao PCP porque a composição desta mesa da Assembleia (PS/PCP/BE) deixa-os sem margem de manobra para recusar uma mesa igual no executivo da Comporta! Gostava de saber como é que a Presidente da Junta de Freguesia da Comporta se sentiu ao votar no BE?! Será que percebeu que estava a perder a face?

Anónimo disse...

É difícil saber de leis, ah pois é... mas atropelá-las é do mais fácil e corriqueiro que há!

Anónimo disse...

O BE local(Ana Penas) gosta muito de baralhar os eleitores:
1º - O que se passou na Assembleia Municipal foi a eleição da mesa da Assembleia e não do executivo
2º - A CDU não elegeu o 2º secretário porque não quis, simplesmente não apresentou candidato
3º - Houve mais “correntes comunicativas” da família Penas por trás da cadeira do Luís do que na CDU
Ironia do destino; a lei para a Comporta na Assembleia de Freguesia deve ser a mesma que foi para Alcácer

Comporta-Opina disse...

A Srª Ana Penas não têm nada a ver com isto, deixe a Srª em paz! Quanto ao facto de o executivo da Câmara, nos sabemos perfeitamente que é eleito directamente no acto eleitoral. O mesmo não acontece nas Juntas de Freguesia.
Mas a lei é e continua a ser igual como foi para a mesa da Assembleia Municipal.

Anónimo disse...

o sr comporta está a afirmar que a lei é igual nos dois casos...tambem penso que sim...mas pelo que percebi,em bom português nas palavras da representante do bloco pela freguesia de comporta, é que fazem muitas coisas fora da lei.(palavras dela e não minhas,perante um auditório quase esgotado)

Anónimo disse...

Qual auditorio? Temos dois. E já agora diga o que disse a representante do Bloco pela Comporta? É que se fosse mais claro a resposta seria mais directa e sincera.

Xico disse...

Os gajos da CDU estão a sacudir a água do capote. Isto depois de no dia 30 darem um presente envenenado.
Santos do pau-ôco...

Angel disse...

É o mesmo em todo o lado: os partidos políticos tradicionlamente instalados têm muita dificuldade em lidar com este "partidozeco" cheio de ideias "esquisitas". E têm mais dificuldade ainda em aceitar que têm que lidar com ele, é uma pena... mas com o tempo habituam-se. Também se teve muito do combóio e depois o pessoal deixou de poder viver sem ele. As novidades assustam...
Bom trabalho. Continuem

Um do Povo disse...

Fico bastante triste, porque só agora tive a certeza que a minha freguesia andou a ser governada por gente que trabalha baseados na suposição e no talvez seja assim...
Estas atitudes são a par com o que vai acontecendo no resto do País, o entrave para o desenvolvimento.
A juventude não pode embarcar no barco dos "velhos-do-restelo".
Estes acidentes só vêem confirmar que as suspeitas são mesmo realidade!
A Comporta têm perdido, está a perder e vai continuar a perder, se o Povo não penalizar estas e outras atitudes que não são nada benéficas para toda a freguesia.
Façamos uma real reflexão!

Toino Pardal disse...

Comporta, Comporta, tão larga e comprida, Zézinha á entrada, Susana á saida...
As meninas da Comporta,
são umas cu...
são umas cu...
tiro liro liro...
são umas cumunistas donzelas...

Xico disse...

Andam para ai a dizer que a Susana Picanço é muito trabalhadora porque conduz um tractor etc...
Também os nossos país e avós andaram a carregar terra á cabeça e nínguem lhes dêu valor por isso; já para não falar da diferença de remunerações( salvarguardando a época e o part-time ), pois antigamente trabalhava-se de sol-a-sol.

Cecília disse...

Em primeiro lugar quero felicita-lo por ter tido a nobre atitude de estar presente na tomada de posse, pena a maior parte da população não o fazerem, pois assim pode falar pelo o que viu e ouviu e não pela boca dos outros.
Em segundo lugar quando falei que se fazem muitas coisas fora da lei, estava única e exclusivamente a tentar chamar à razão a Srª presidente uma vez que as coisas não estavam a seguir a ordem legal da ocorrência. Pois ela entrou ordenando, esquecendo-se que nós tambem tinhamos voto na matéria.
Espero poder contar com a sua presença novamente e de muitos mais.

Lua disse...

Eu acredito que a D. MªJosé não sabia como proceder, não tinha conhecimento da lei e não quis fazer figura de parva.
Tudo isto é assustador.
Estando tanto tempo no governo e não saber a lei, assusta-me.
Não se dar ao trabalho de a ir consultar, assusta-me.
Consultá-la e não saber interpretar, assusta-me.
Não admitir que errou e não ouvir os outros, assusta-me.
Mas o que me assusta mais é que ela pode ter feito o mesmo durante todos estes anos.

PM disse...

“O Executivo deveria ser”

Não tenho a menor dúvida, o executivo deveria ser e não parecer, embora também e como à mulher de César, a qualquer executivo não baste apenas ser, terá também que parecer, sob pena de perder a credibilidade com que foi investido em tão nobre acto como aquele que é uma eleição, no tão digno regime democrático.

Eu diria mesmo que a qualquer executivo não bastará apenas ser e parecer, terá também que saber honrar, honrar um compromisso que fez com o povo anónimo que nele confiou e que dele espera mais do que o simples desbaratar de tempo e energia a discutir uma simples matemática de trazer por casa.

Eu diria mesmo que a qualquer executivo não bastará apenas ser, parecer e honrar, terá também que ter a inteligência, inteligência suficiente para que as simples questões matemáticas, uma ciência exacta tão ao alcance de qualquer computador, possam ser ultrapassadas quase que de forma imediata.

E para quê ? Para que simplesmente não se fiquem por essas simples discussões e possam utilizar a energia e inteligência para alcançar os nossos sonhos, não sendo demais lembrar que nossos significa de todos e não só de alguns, pois os executivos executam para todos e o que o futuro é daqueles que tiverem a capacidade de o sonhar.

Não só de o sonhar como de posteriormente ligar esse sonho à acção, pois também não será demais lembrar que o executivo é o órgão que executa, logo que transpõe as barreiras que se interpõem entre o presente e o futuro sonhado, materializando dessa forma as esperanças de todos os que ao votar sonharam, mas que depois não têm esse poder de executar.

E se os poderes hoje em dia parecem ser cada vez mais herméticos, incapazes de sonhar e alheados das reais necessidades de quem sonhou e votou, eu diria que o executivo para além de ser, de parecer, de honrar, de actuar de forma inteligente, de executar, deveria ter a capacidade de em permanência escutar quem votou e sonhou, quem sabe dessa forma continuaria ligado às suas origens e assim se trilhasse o caminho certo.

Anónimo disse...

Ecce Homo

Desbaratamos deuses, procurando
Um que nos satisfaça ou justifique.
Desbaratamos esperança, imaginando
Uma causa maior que nos explique.

Pensando nos secamos e perdemos
Esta força selvagem e secreta,
Esta semente agreste que trazemos
E gera heróis e homens e poetas.

Pois deuses somos nós. Deuses do fogo
Malhando-nos a carne, até que em brasa
Nossos sexos furiosos se confundam,

Nossos corpos pensantes se entrelacem
E sangue, raiva, desespero ou asa,
Os filhos que tivermos forem nossos.

Ary dos Santos, in 'Liturgia do Sangue'

Anónimo disse...

Estado do sitio
26 Outubro 2009 - 09h00

Os bobos da corte

Foi mais uma semana cheia de excitações, de gente excitada e de muita música para ir animando a malta. Um comunista a quem a Câmara de Lisboa pagou uma fita sobre a sua vidinha familiar andou nas bocas do mundo por ter insultado Deus e ter descoberto ao fim de muitos anos que a Bíblia é um manual de maus costumes.

Imagine-se. O homem, comunista de gema que é capaz de apoiar António Costa por causa de uns dinheirinhos públicos, andou todo este tempo a conviver e a apoiar todos os crimes cometidos pelos camaradas e vem agora falar em maus costumes. Mas como o senhor ganhou um Nobel e é muito querido nesta terra de cegos, foi um fartote de programas, debates, opiniões e, obviamente, mais uns livrinhos vendidos à conta da publicidade gratuita. E desta vez não faltou ninguém à chamada.

Politólogos, comentadores, analistas, padres, políticos, teólogos e outra gente fina gastaram imensa saliva com um ignorante manhoso, ávido de dinheiro e cheio de golpes para andar sempre na ribalta.

Mas as excitações não acabaram com esta triste figura. O senhor presidente relativo do Conselho conseguiu ao fim de 25 penosos dias apresentar o seu Governo. Foi uma excitação para os seus fiéis e afins. Então não é que o senhor presidente relativo do Conselho conseguiu arranjar cinco mulheres e dois professores para o seu novo Executivo?

Uma façanha muito elogiada e que hoje tem o seu episódio de consagração com a posse solene dos senhores e senhoras que vão continuar a fingir que governam este sítio manhoso, pobre, cada vez mais pobre, deprimido, cada vez mais deprimido, cheio de larápios, e que larápios, cheio de mentirosos, e que mentirosos, e obviamente cada vez mais mal frequentado.

No meio de tanta excitação, é maçador lembrar aos indígenas alguns factos que andam meio esquecidos ou são rapidamente atirados para o baú das desgraças de que não interessa falar. Uma é o desemprego. No meio de tanta competência e de tanta gente séria e cheia de solenidades, acontece que o sítio já tem mais de 510 mil desempregados, um valor que nunca tinha sido atingido desde o 25 de Abril. Uma façanha que não enche de vergonha nenhum dos senhores e das senhoras que hoje vão começar a fingir que governam o sítio.

É maçador estragar tanta festa e tanta excitação de tanta gente de bem com tanta desgraça. O que faz falta é mesmo distrair a malta. E para isso tudo serve. Estúpidos, saramagos e outros que tais.

António Ribeiro Ferreira, Jornalista

Peter disse...

Sabem o que eu acho em relacção á freguesia de Comporta?
Essa senhora Maria José tem de ser responsabilizada legalmente. As birras não são para pessoas com responsabilidades. Ou então limite-se a tomar conta de crianças.

Peter disse...

Passada uma semana depois da suposta tomada de posse do Executivo e da Assembleia da Junta de freguesia da Comporta(está tudo por defenir por responsabilidade da SrªMaria José e da CDU).
Ouvem-se rumones que a Srª Maria José anda a dizer de rua em rua, de café em café, que foi a oposição quem inviabilizou a tomada de posse, que não consegue trabalhar com outros que não sejam os seus amigos...Então pergunto à SrªMaria José, se a Junta não é algo demasiado sério para trabalhar-mos só por e com amizades? Ou a senhora acha que as carências da Comporta se resolvem com caprichos, viagens para idosos, favorecimentos laborais, vinganças pelo que aconteceu no passado?
A Senhora devia de assumir que falhou naquela noite, pois não cumprio o que a lei diz, e não ande a empurrar para cima dos outros a sua falta de sabedoria ou a sua teimosia.
Eu não admito como comportense, que algumas pessoas do seu partido pensem que a intervenção de cidadania é só propriedade de vossa e que são os únicos democratas a habitarem esta terra!
Deixem a arrogância e o veneno em casa e sejam responsáveis.
Não usem a mentira como arma política, usem argumentos válidos!
Não usem a vitimização, pois são os primeiros e únicos responsáveis desta situação!
A população da Comporta andou bastante tempo de costas voltadas para o Poder Local, agora tudo está a mudar!

Anónimo disse...

Este é para o Peter:
A Assembleia de Fregesia da Comporta tomou posse,
não elegeu foi os seus Ógãos (Junta e Assembleia de Freguesia).
Possas!!!!

Anónimo disse...

Desculpem lá.
Aqui vi a correcção: (Junta e Mesa da Assembleia de Freguesia).
Possas!!!!
Esta agora foi para mim.

Um moderador do Comporta opina disse...

Já pensaram em usar o tempo para fazer ou dizer alguma coisa construtiva? Em vez de andarem à procura de erros ou motivos para critcar o que os outros dizem?
Eu acho que era interessante darem opiniões construtivas.
Podiam dizer o que pensam sem se atacarem uns aos outros.
O objectivo é defender os interesses da Comporta, e não fazer ataques pessoais.