domingo, 21 de fevereiro de 2010

"Atrocidades da Natureza" na Madeira


O dia 20 de Fevereiro de 2010 entra para a história recente da Madeira pelas piores razões. Uma precipitação atípica produziu uma quantidade de água anormal que as ribeiras não conseguiram conter. A água galgou as margens e destruiu o que encontrou pela frente. Mais de 40 mortos, uma centena de pessoas assistidas no Funchal e prejuízos elevados, com destruição de estradas e de pontes, fazem parte do balanço deste dia trágico....

9 comentários:

Anónimo disse...

Mea culpa
por Antero de Quental

Não duvido que o mundo no seu eixo
Gire suspenso e volva em harmonia;
Que o homem suba e vá da noite ao dia,
E o homem vá subindo insecto o seixo.

Não chamo a Deus tyranno, nem me queixo,
Nem chamo ao céo da vida noite fria;
Não chamo á existencia hora sombria;
Acaso, á ordem; nem á lei desleixo.

A Natureza é minha mãe ainda...
É minha mãe... Ah, se eu á face linda
Não sei sorrir: se estou desesperado;

Se nada ha que me aqueça esta frieza;
Se estou cheio de fel e de tristeza...
É de crer que só eu seja o culpado!

http://pt.wikisource.org/wiki/Mea_culpa

Anónimo disse...

“Que país moderno, civilizado, não teria orgulho em ter como presidente da república um Homem como Fernando Nobre?
Já ouvi dizer aos "iluminados" (um tal Alfredo Barroso) que debitam na tv sabedorias de manual estafado, como se falassem para tolos, que F. Nobre não tem experiência política. Por favor. O que é isso de experiência política? É o curso que os partidos dão! Ou a lavagem cerebral! O cidadão F. Nobre tem todas as qualidades que qualquer candidato às causas públicas devia reunir: entrega total ao serviço público sem exigir nada em troca, ética, honestidade, nobreza, espírito humanitário, visão global do mundo real, espírito de solidariedade, conhecimento dos povos, é um humanista, sensibilidade aos que sofrem e às injustiças. Tudo isto chega e sobra.
Quanto ao M. Alegre. A sua oportunidade já passou. Quando devia fazer, nada fez. Está fora do prazo de validade.
O presidente actual, também já deu o que tinha a dar. Nada surpreendeu. Igual ao que já sabíamos.”

Anónimo disse...

“Fernando Nobre Por mais que o tentem denegrir e lançar toda a espécie de ataques raivosos, típico dos fracos de pouca índole moral, esta cambada de políticos que nos têm governado, não lhe chega sequer aos tornozelos em competência, ética e humanismo. O Sr. tem provas dadas enquanto a maioria destes, só tem a inscrição num partido como se clube de futebol fosse! Os muito poucos, com verdadeiro passado de luta pela, democracia encostados ao luxo que os seus partidos lhes oferecem, envergonhados ou sem vergonha, não dizem nada. A corrupção no país, a incompetência e a podridão que vai pelos partidos políticos, especialmente nos que têm governado, é o único factor da falta de desenvolvimento deste país. As mais altas instituições públicas servem este sistema podre, atrozmente cúmplices. A justiça é conforme os interesses, violenta com os fracos e branda com os do poder. Como cidadão, sinto-me melhor representado por si, do que por aqueles 230 que lá andam por S. Bento. Sim, Voto.”

Anónimo disse...

Eu pertenci até agora infelizmente á lista dos absentistas das eleições em Portugal contam-se pelos dedos as vezes que votei! Não sabia onde estava o meu cartão de eleitor , e já o encontrei .Estava perdido á espera de um candidato que merecesse o meu voto ! Fernando Nobre chegou e eu vou sair dessa lista. Todo o meu apoio e amizade!

PM disse...

Ó Pina não mintas que te cresce o nariz.

“Mentiras e verdade”

Afinal tudo não passou de um rol de mentiras, era mentira que existisse um qualquer plano para controlo da comunicação social, até porque tal não é possível num estado de direito como já foi provado por inúmeras figuras de renome da nossa praça.

Era mentira que existisse um pagamento a um reconhecido futebolista para participar numa qualquer campanha eleitoral, o que existiu foi um contrato para a promoção de um conhecido parque empresarial, ou não estão fartinhos de ver a publicidade dessa campanha de promoção ?

Para não falar da mentira e mais pura alucinação de alguns órgãos de comunicação social que agora divulgam escutas que são pura e simplesmente inventadas, pois tais conversas nunca tiveram lugar, como já tivemos oportunidade de ouvir pelos desmentidos dos diversos visados.

No final de tudo isto fica apenas uma única e obscena verdade que é o valor do salário de um alto quadro e administrador de uma conhecida empresa nacional, que de certeza foi indevidamente envolvida nesta teia de mentiras e que auferia um milhão e duzentos mil euros anualmente.

A não ser que esta verdade também seja mentira, nunca se sabe, este valor representa o salário mínimo pago a duzentos trabalhadores pelo período de um ano, a menos que a matemática também seja uma mentira.

Mas é claro que esta verdade, ou mentira, conforme acreditemos ou não na matemática, não é nada que ponha em causa o estado de direito em que vivemos, a menos que já não estejamos a viver num estado de direito, verdade ?

Não mentira, é claro que ainda estamos a viver num estado de direito e onde todos acreditamos na matemática e assim ficamos a saber que para alguém auferir aquele obsceno valor, ganho num ano, teria que trabalhar durante duzentos e dez anos a ganhar o salário mínimo, é verdade !

Anónimo disse...

Flair-play Ó Pina.

“O novo futebol”

Ontem um deputado do principal partido da oposição considerou a primeira parte da entrevista do primeiro-ministro da nação penosa, a propósito da abordagem feita ao caso das escutas no processo face oculta.

Hoje um ministro da nação considerou penoso a insistência do principal partido da oposição em substituir o debate político por uma campanha de ataques pessoais, referindo-se às críticas àquela entrevista dada pelo primeiro-ministro da nação.

É certo que em todas as equipas existem cães de fila cuja principal função é atirarem-se às canelas dos adversários e sabemos também que quem se mete com algumas equipas leva, mas nós estamos a falar das equipas que nos têm governado nos últimos trinta anos, um pouco mais de “fair-play” seria o mínimo exigível para elevar a qualidade do espectáculo.

Se estivéssemos a falar de futebol eu diria que se registou um empate, pois o deputado marcou um golo na baliza do governo e por sua vez o ministro marcou um golo na baliza desse partido da oposição e nós todos povo anónimo que adoramos futebol a assistir e a aplaudir um ou outro consoante o clube da nossa simpatia.

Mas o que é penoso é que desde há muito que assistimos a estes desafios e tal como neste exemplo recente o que se tem registado quase sempre são empates e nós que pagamos os ingressos gostaríamos de assistir a um espectáculo de maior qualidade.

E como bons treinadores de bancada que somos temos sempre a nossa opinião sobre o que está mal, uns acham que o problema está no sector da defesa, outros no sector do ataque e outros ainda que é a táctica que está errada, mas como é normal nestas discussões o consenso raramente surge.

A hipótese de mudar de treinador já várias vezes foi ensaiada mas com parcos resultados, provavelmente o que necessitamos é de reinventar as regras do jogo e em vez de haver duas balizas passaria a haver apenas uma e todos os golos seriam aí marcados, assim deixava de haver empates e passava a haver apenas vitórias e a receita dessas vitórias reverteria a favor do povo que paga o espectáculo e que assim passaria a ter algumas contrapartidas pelo seu investimento.

Anónimo disse...

Base de dados gratuita sobre Portugal contemporâneo :

http://www.pordata.pt/azap_runtime/

PM disse...

Ó Pina a natureza ensina-nos, mas nós por vezes esquecemos.

“Mãe natureza”


Quero eu e a natureza
que a natureza sou eu
e as forças da natureza
nunca ninguém as venceu


Este excerto de um poema de António Gedeão podem parecer palavras vãs mas não o são, elas encerram em si a sabedoria milenar de povos humildes e ancestrais que aprenderam a ferro e fogo a respeitar e a estar em harmonia com a mãe natureza.

A mãe natureza é generosa, dá-nos tudo o que necessitamos para viver e ensina-nos tudo aquilo que precisamos saber, mas é necessário respeitá-la e estar em harmonia com ela, para que ela também nos possa respeitar e estar em harmonia connosco, isto já nós tínhamos aprendido.

Foram estes ensinamentos de milénios e um percurso de aprendizagem doloroso que parecem ter sido esquecidos pelo homem actual, pois o respeito e a harmonia parecem não fazer parte das práticas de hoje, estes e outros valores fundamentais, sem os quais a vida tenderá a tornar-se cada vez mais difícil.

É que o homem actual parece ter trocado a humildade que o caracterizava, pela soberba e a ganância e qual rei Midas quer transformar tudo à sua volta em ouro, mas tal como na lenda também na vida real as coisas podem não acabar da melhor forma, pois a mãe natureza assim como nos dá, também nos pode tirar tudo num instante, se como se viu não existir respeito e harmonia.

E quando na passagem do poema se diz “que a natureza sou eu” isto significa que estes valores de respeito e harmonia, entre outros, têm que ser não só do homem para com a natureza, mas também do homem para com o homem, pois é bom também não esquecer que nós somos pó e ao pó regressaremos, pois qual é o filho que não pertence à sua mãe?

Se teimarmos em esquecer tudo aquilo que fomos e aprendemos ao longo de milénios e nos deixarmos conduzir apenas pelo ouro de Midas, seremos novamente obrigados a reaprender tudo do zero mas da forma mais dolorosa, pois esses valores da ética, do respeito e da harmonia são fundamentais à vida e ser-nos-ão de novo ensinados pela mãe natureza.

Anónimo disse...

Knaan y David Bisbal - Waving Flag, Tema Oficial del Mundial 2010en English y Español

http://www.youtube.com/watch?v=1G2ciye6zaE&feature=related