terça-feira, 24 de agosto de 2010

"A Metamorfose dos Parasitas"

Quando era miúdo aprendi na escola que os Parasitas são organismos que vivem em associação com outros aos quais retiram os meios para a sua sobrevivência, normalmente prejudicando o organismo hospedeiro, um processo conhecido por parasitismo.


Enquanto nos políticos de bairro, se vai agravando o seu grau de miopia, as “estrelas” parolas das revistas cor-de-rosa, vão-se aproveitando e começam a substituir os parasitas naturais.

A Comporta, para quem não sabe, ou para quem finge não saber, foi erguida a pulso por homens e mulheres a troco de uns míseros “réis ou centavos”, esses eram os nossos bisavós, avós e pais. A todos aqueles a quem tiraram a sua meninice e os debilitaram fisicamente, deve-se tudo e são merecedores da nossa homenagem!

Não será agora que “gentalha” da pior espécie, nos vai fazer crer que são eles os descobridores e mentores das terras que ainda cheiram a sangue e suor dos nossos antepassados!

A cultura é coisa que tem raízes e história, não é uma visão importada por um “chique” que a viu algures numa das suas viagens patrocinadas por um qualquer cartão (visa).

Ser comportense começa a parecer ser uma espécie rara, à semelhança dos algarvios nas décadas de 70 e 80 do século passado.

Num local onde ser filho da terra parece ser pecado, dá mais jeito e lucro ser seu enteado.

Mas a minha maior indignação passa pelo facto de pessoas como eu, não verem ou a troco, sabe-se lá de quê? Não quererem ver os fenómenos que a poucos interessa e a muitos outros passa ao lado, e vão minando a vida e a tranquilidade das gentes que por cá habitam.

Se recuar-mos uma década para trás, conseguimos lembrar-nos dos postos de trabalho que se extinguiram em nome do progresso. O mesmo progresso que é lucrativo para uma minoria e está a deslocar para longe a maioria (os netos e filhos) daqueles que desbravaram e ergueram a pulso esta terra chamada Herdade da Comporta.

Por: C.L.C.

4 comentários:

Anónimo disse...

artazes já estão na rua.
A Junta de Freguesia de Santa Maria vai organizar a 4ª Romaria e Procissão de Santa Maria do Castelo (4 de Setembro).
Sim, escrevo bem. O Estado, uma Junta de freguesia, vai organizar uma cerimónia religiosa católica!
Aliás, durante a cerimónia a será feita a “bênção e entrega da cadeira de rodas eléctrica” – a tal - que a junta vai emprestar a um dos seus fregueses. Não vá a electricidade falhar o espírito santo empurra…
Afinal os Comunistas, que agora presidem à Junta são tão, tal como os socialistas, muito chegados à santa religião. Claro que eles nunca lerem Marx! E essa ideia republicana de separar o Estado da Igreja… que é isso? Laicidade? Palavra esquisita! Vem no dicionário? Qual?
Não importa, em Alcácer são todos católicos! Até os quase todos que nunca vão à santa missa.
Infelizmente, aqui no Monte há três sujeitos que não são católicos. Azar! E são republicanos. Azar! E acham que o dinheiro dos seus impostos não deve ser gasto em cerimónias religiosas. Azar! E estão certos que há obra mais premente onde gastar o dinheiro dos fregueses. Azar!
Esta Romaria e procissão organizada pela Junta de Freguesia de Santa Maria seria coisa digna de algum gozo e muito riso. Seria. Não fosse a iniciativa ser acarinhada por algumas das mais ilustres associações do Concelho. Este ano está anunciada a participação da Sociedade Filarmónica Matos Galamba, da Sociedade Filarmónica Amizade Visconde de Alcácer, do Rancho Folclórico de Alcácer e do Grupo Coral da Universidade Sénior.
Quem está mal que se mude. Bem, é verdade que nos últimos anos muito dos mais novos se tem mudado… para fora do concelho

PM disse...

Ó Pina vais ver que com a descida das temperaturas até na Comporta as coisas voltam ao normal.

“Verão quente”

Enquanto os responsáveis da pátria lusa vão a banhos andamos todos atarantados com o infortúnio dos incêndios e dos acidentes de viação, este ano com particular gravidade, chovem acusações a torto e a direito, e em todas as direcções, mas isto é só até o tempo arrefecer e o tráfego voltar a registos normais, para que tudo fique igual e sem que infelizmente se retirem todas as consequências que situações desta monta justificariam.

Entretanto e pelo meio, saído não se sabe bem de onde, temos a novela do bilionário das limas e do advogado Lima, que muita tinta tem feito correr, a propósito de um crime do verão passado no Brasil, que escolhe sair à rua este verão em Portugal, é mais um daqueles casos para prescrever em breve, ou pelo menos desaparecer no horizonte, mas entretanto ocupa muita primeira página e até imagine-se, horários nobres na televisão pública, mas já que temos que os aturar então que uma parte da herança seja para nós.

E agora num repente temos a aprovação com reservas da nova lei das uniões de facto, é um reserva 2010, para todos os efeitos uma boa colheita; aprovação do novo estatuto do aluno, o sistema de ensino entre nós é assim como uma espécie de rato de laboratório, em permanente dissecação; aprovação da norma que altera o regime aberto ao exterior e licenças de saída de reclusos, isto são coisas da justiça, nem comento; aprovação do diploma do “chip”, bom chipados já nós andamos, é mais um; dir-se-á que o nosso presidente vem cheio de energia das férias.

Foi também o espectáculo “déjà vu” das “rentrées” políticas, com discursos parolos e gastos, com acusações e ameaças vindas do Pontal, mas logo com resposta pronta vinda de Mangualde, em que ficámos a saber que as boas notícias do momento são a confiança na recuperação da nossa economia e o bom caminho que está a ser seguido para o equilíbrio das finanças públicas, onde é que eu já ouvi isto? Bom não sei, devem ser ainda efeitos deste calor intenso.

E depois para rematar houve ainda os bons resultados dos dragões em todas as frentes, coisa impensável com todas as saídas entre jogadores e equipa técnica, o resultado daquele jogo frenético dos bracarenses em Sevilha e uma reviravolta mais que improvável dos leões na Dinamarca, não sei quais as temperaturas na Dinamarca, mas todos estes feitos improváveis só se concretizaram certamente como resultado de elevadas temperaturas.

Mas que saudades de acontecimentos comuns; que é feito dos discursos contraditórios dos nossos governantes; que é feito dos normais casos de justiça, apitos, sucatas e outros que tais; que é feito do nosso presidente de postura bem discreta; que é feito dos líderes que aprovaram em comunhão as medidas económicas restritivas a bem de todos nós; que é feito da crise e dos comentários bem a preceito, por conceituados economistas e funcionários de altas instancias internacionais; que é feito das derrotas mais que previsíveis das nossas equipas nos palcos internacionais; mas que saudades de temperaturas mais amenas, que termine logo este verão quente.

Anónimo disse...

Celtiberus, UNHAS AFIADAS, 27/08/10 17:34

ENDIVIDAMENTO de PORTUGAL

I - 2003 = $ 211.7 billion

II - 2004 = $ 274.7 bilion

III - 2005 = $ 298.7 bilion

IV - 2006 = $364.2 billion

V - 2007= $461.2 billion

VI - 2008 = $484.7 billion

VII - 2009 (30/06) $507 billion

Como cresce A dívida! E ninguém põe cobro!

Como podemos inferir o nosso endividamento é crescente, e não temos meios ou políticas para estancá-lo, Não há como sair das cordas, já que as nossas exportações mais juros só fazem nos afundar progressivamente.

O afundamento é iminente! É uma questão de tempo. Enquanto isso a nossa oligarquia canta, diverte-se, faz demagogia barata, e até já comprou submarinos, algumas fragatas, para se safar...!!!

http://economico.sapo.pt/noticias/juro-dos-certificados-do-tesouro-cai-pelo-segundo-mes_97808.html

Anónimo disse...

Classificação do concurso para a “Ocupação de sete lugares de Assistente Operacional na Modalidade de relação Jurídica de Emprego Público por Tempo Indeterminado para as Escolas na Divisão de Educação Saúde e Acção Social [da CMAS]

Rute Isabel Pinto Félix – 18,50
Cesaltina da Conceição Verdelho Murcho-18,50
Alessandra de Carvalho Bernardino – 18
Cália Maria Marcolino Pinto - 18
Maria José da Conceição Correia de Oliveira – 18
Ana Isabel Mourat Galocha – 17,50
Susana Gomes Telo António – 17,50


Rute Isabel Pinto Félix -» irmã do Mauro Felix, Assessor do Presidente da Câmara

Maria José da Conceição Correia de Oliveira -» cunhada do Amilcar Grilo, chefe do departamento de urbanismo.

Cesaltina da Conceição Verdelho Murcho -» sobrinha do Décio Fava, Presidente da Junta de freguesia do Torrão (PS)

Só faltam descobrir quatro...