quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Festa de Fim de ano em Troia



Os Municípios de Grândola e Setúbal uniram-se numa aposta sem precedentes.
Esperamos que esta animação seja aproveitada e convidamos todos para a uma visita à Comporta durante esse período, relembrando a nossa exelente gastronomia e a existência serviços disponíveis (comércio, farmácia, etc.).

Aqui fica a proposta para esta celebração, com o respectivo programa retirado de http://www.fimdeanoazul.com/animacao.aspx

36 horas de animação Non-Stop, ao acesso e todos
das 9h das manhã de sábado (31 de Dezembro) às 21h de Domingo (1 de Janeiro)
Logo de manhã - 9 horas - e até à meia-noite... em todo o lado
  • O ardina do troiaresort com pregões de outrora;
  • Quer tirar uma fotografia, com um fotógrafo excêntrico?
    Poderá fazer a moldura (ou peça às crianças…), da sua fotografia, com a Equipa do Posto de Turismo;
  • Escreva a quem mais gosta. Procure o nosso carteiro. Nós assumimos o correio (azul, claro!);
  • Um carrinho e um vendedor de castanhas;
  • Nesta quadra natalícia não poderia faltar a lenha … Um vendedor andará por aí;
  • De vez em quando, vai ver o Patas a passear e a pousar para fotografias!
10h às 13h e das 15h às 18h, o Pai Natal azul na troiamarina
  • No troiaresort o nosso Pai Natal é azul (da cor do mar!) e tem um trono marinho puxado por golfinhos (a rena Rodolfo deu lugar ao Golfinho Delfim!).
11h às 18h, Atelier Story Tailors, townhouse
12h, aula de ginástica, sala do troiario no Aqualuz Suite Hotel Apartamentos
  • Aula de ginástica – uma hora - com a equipa do Solinca, na Sala do troiario do Hotel Aqualuz
15h, Ruínas Romanas de Tróia:
  • Visita guiada
    Integradas no complexo turístico troiaresort, as Ruínas Romanas de Tróia, com dois mil anos de história, são o maior complexo de produção de salgas de peixe conhecido no mundo romano.
    Estão abertas da parte da tarde com visitas guiadas, às 15h.
    • Bilhete normal = 7,50€
    • Clientes troiaresort = 5€
    • Visitantes até aos 14 anos = gratuito
16h, Exposição (inauguração aberta) de fotografia de Tiago Garcia foyer troiario no Aqualuz Suite Hotel Apartamentos
19h, Cânticos de Natal, na troiamarina
  • Muitos cânticos de Natal, na troiamarina
Logo de manhã - 9 horas - e até 21 horas... em todo o lado
  • As animações de sábado repetem-se todas no mesmo horário e locais
10h às 13h e das 15h às 18h.
Pai Natal na troiamarina
Exposição de fotografia
  • No troiaresort o nosso Pai Natal é azul (da cor do mar!)
  • Exposição de fotografia de Tiago Garcia, no foyer do Aqualuz troiario
11h às 18h, Atelier Story Tailors, townhouse
15h, Aula de ginástica , sala do troiario no Aqualuz Suite Hotel Apartamentos
  • Aula de ginástica – uma hora - com a equipa do Solinca, na Sala do troiario do Hotel Aqualuz


Vamos cantar as Janeiras, na troiamarina
16h, Peddy Paper
  • Peddy paper de Ano Novo "em busca do Pernilongo Patas"
    Local de encontro – Posto de Turismo
17h, Nuno Markl e Patrícia Furtado, no troiagolf
18h no troiagolf
20h
  • Os Duendes de 2012, na troiamarina

terça-feira, 29 de novembro de 2011

IN ROSTOS.PT: "Travessia de ferry Setúbal-Tróia gratuita para passageiros"

"Atlantic Ferries oferece, nas sextas-feiras de Dezembro, as viagens dos passageiros dos veículos de tarifário A.

Até 30 de Dezembro de 2011, a Atlantic Ferries, empresa que assegura a travessia no estuário do Sado, tem disponível uma campanha especial para os utilizadores dos ferries (embarcações de transporte de veículos e passageiros).
Nas carreiras dos ferries, entre Setúbal e Tróia - das 16.05 às 21.55 horas - e todas as sextas feiras do mês de Dezembro, os passageiros das viaturas de tarifário A (automóveis ligeiros de passageiros, mercadorias e mistos até 3.500 kg) não pagam bilhete.

No total, são seis as carreiras de sexta-feira de Dezembro, em que os veículos não terão custos de passageiros associados:
. 16.05 horas
. 17.15 horas
. 18.25 horas
. 19.35 horas
. 20.45 horas
. 21.55 horas

Com esta campanha, a Atlantic Ferries pretende promover a vinda de todos ao troiaresort no dia que, normalmente, é de maior fluxo de passageiros e viaturas. Desta forma, a empresa estimula a viagem entre Setúbal e Tróia, e apoia as viagens de fim-de-semana no estuário do Sado. "

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Além destes, há muitos mais!

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Reportagem da TVI, sobre a Carrasqueira.

A TVI transmitiu no passado dia 12 de Outubro uma reportagem sobre a Carrasqueira.
Essa reposrtagem está disponível através de:

http://www.tvi24.iol.pt/aa---videos---sociedade/carrasqueira-sado-pesca-mar-tvi24-ultimas-noticias/1288699-5795.html

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Este video, previa, o encerramento da estrada tradicional para o Cambado.

Aqui está a malandrice...(arquitetada pelos administradores da Herdade da Comporta,SA)

Devagar, devagarinho, os "senhores" administradores da Herdade da Comporta vão introduzindo medidas de duvidosa legalidade por toda a NOSSA Comporta! O Povo tem de dizer basta!

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

S.O.S Acabem com os esgotos a céu aberto!

As actividades domésticas e hoteleiras (hotéis, pensões, restaurantes) constituem também importantes fontes de poluição das águas, em especial nas áreas de forte concentração urbana.




Carregadas com grandes quantidades de matéria orgânica, nutrientes e microrganismos, as águas residuais e dos esgotos são também frequentemente lançadas, sem tratamento prévio, nos rios, lagos e albufeiras, o que constitui uma grave ameaça para a saúde das populações.

As águas fluviais são constantemente agredidas pelo excesso de poluentes derramados e despejados nestas águas. Os constantes despejos de esgotos dos centros urbanos estão carregados de substâncias que podem contribuir para o aparecimento de ovos de parasitas, fungos, bactérias, e vírus que ocasionam doenças como tifo, tuberculose, hepatite e cólera.
A maciça utilização de fertilizantes químicos e pesticidas na agricultura moderna tem como consequência, para além da poluição dos solos, a degradação dos recursos hídricos, quer superficiais quer subterrâneos.

As águas das chuvas e de irrigação conduzem parte desses produtos para os rios, lagos e albufeiras, onde provocam graves perturbações ou mesmo a morte dos seres vivos pela ingestão da água envenenada. Por outro lado, e como também já salientámos, pela infiltração desse produtos no solo eles podem atingir as toalhas freáticas, degradando assim as águas subterrâneas, com as consequências fáceis de calcular.

A pecuária moderna e a avicultura tornaram-se também fontes de poluição. Dejectos, substancias químicas componentes das rações (nomeadamente hormonas), sangue e pedaços de vísceras oriundas dos matadouros e detergentes utilizados na lavagem das pocilgas, estábulos e aviários, são lançados nos efluentes sem qualquer tratamento, contaminando também as águas superficiais e subterrâneas, além do seu cheiro nauseabundo, que empesta a atmosfera.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Os tesouros da costa da Galé...

Câmara e Universidade Nova unem-se para descobrir património arqueológico subaquático

A localização de uma nau espanhola com 22 toneladas de ouro e prata, que terá naufragado perto de Troia, é um dos objetivos da prospeção subaquática que vai ter lugar entre Melides e a Comporta nos próximos três anos.

A prospeção subaquática no litoral alentejano vai decorrer no âmbito de um protocolo a celebrar dia 4 de outubro entre a Câmara de Grândola e o Instituto de Arqueologia e Paleociências da Universidade Nova de Lisboa.

“É um projeto de arqueologia subaquática, que conta com a colaboração de mergulhadores amadores, de arqueólogos e alunos de arqueologia da Universidade Nova, e que visa detetar qualquer traço de património cultural submerso naquela zona”, disse à Lusa Alexandre Monteiro, arqueólogo da Universidade Nova de Lisboa, um dos responsáveis pelo projeto a desenvolver nos próximos três anos na zona costeira do concelho de Grândola.



“É uma zona extremamente rica do ponto de vista científico. Cronologicamente tem ocupações que se estendem desde o neolítico até à idade contemporânea, há o porto romano e o complexo fabril de Troia, que esteve em atividade durante 400 anos, e depois há toda uma série de naufrágios que, desde que existem registos, desde a Idade Moderna, que estão documentados”, acrescentou.

Segundo Alexandre Monteiro, a prospeção subaquática vai justamente começar pela procura do navio espanhol que se perdeu em 1589, em frente a Troia, e de um navio holandês, com uma carga de ânforas e moedas de prata, que se perdeu em 1626, em Melides.

“É possível encontrar-se tesouros – ouro, prata e porcelana chinesa, porque temos registos de cargas dessas perdidas. Mas, de acordo com a legislação e a convenção da UNESCO sobre o património cultural subaquático, da qual Portugal é signatário, esse património pertence ao domínio público, de todos e não pode ser vendido”, disse.

Alexandre Monteiro salientou, no entanto, a importância que poderão ter para o país eventuais descobertas arqueológicas.

“Obviamente que esse património vai integrar as reservas arqueológicas do país, com toda a riqueza científica que esses objetos trarão, porque estamos a falar de uma parte da costa portuguesa que nunca foi explorada do ponto de vista arqueológico”, disse.

O arqueólogo referiu ainda que há notícia de que terá sido desviado algum do património arqueológico subaquático da zona compreendida entre Melides e Troia, a partir da década de 50, quando surgiu o mergulho amador em Portugal.

“Há registo de ânforas intactas que saíram, quase que à palete, do fundo de Troia, há registos de moedas em ouro que foram retiradas da zona da Comporta, e nunca houve, verdadeiramente, uma ação de arqueologia”, frisou.

O protocolo entre a Câmara de Grândola e a Universidade Nova de Lisboa prevê a realização de mergulhos exploratórios no primeiro ano, para determinar as condições de fundo do mar e as condições de sedimento.

No segundo ano deverá iniciar-se um período de ‘prospeção geofísica’, em que será efetuado um trabalho de deteção remota, desde Melides até à de Troia, que identificará os vários alvos que existirão no fundo do mar, a que se segue uma avaliação para decidir o curso da investigação arqueológica.

De acordo com pesquisas documentais de investigadores do Instituto de Arqueologia e Paleociências da Universidade Nova de Lisboa, em arquivos portugueses, espanhóis, ingleses e holandeses, há registo da perda de vários navios entre Melides e Troia.

A confirmar-se que alguns desses navios se afundaram na zona que vai ser objeto de prospeção subaquática, os arqueólogos admitem a possibilidade de se encontrarem vestígios de embarcações pré-clássicas, clássicas e medievais islâmicas e cristãs.

in: DiárioOnline(Lusa)

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Ribeira da Comporta ( um afluente do rio Sado ).

Ribeira do distrito de Setúbal que nasce a norte da Serra de Grândola, e que desagua na margem esquerda do Rio Sado, na povoação da Comporta, concelho de Alcácer do Sal.

Até à cerca de 6000 anos a ribeira da Comporta desaguava diretamente no oceano Atlântico no enfiamento do canhão submarino do Sado. Com a formação da restinga que deu origem à atual península de Troia, o curso do troço terminal da ribeira infletiu para norte, passando a desaguar no estuário do Sado.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O município dá... mas porque tem interesses, claro!

"O Município de Alcácer do Sal vai conceder apoio financeiro extraordinário à Santa Casa da Misericórdia do Torrão, ao Centro Social e Paroquial de São Pedro da Comporta e à Sociedade Filarmónica Progresso Matos Galamba (Pazôa)."
"(...)a autarquia decidiu atribuir um subsídio 36 mil euros ao Centro Social e Paroquial da Comporta, destinados a suprir a cedência de recursos humanos desta instituição que irão dar apoio à nova sala de pré-escolar do Centro Escolar da Comporta."

in: http://www.cm-alcacerdosal.pt/PT/Actualidade/Noticias/Paginas/Municipioconcedeapoioextraordinarioainstituicoesdoconcelho_.aspx
´ 

domingo, 31 de julho de 2011

O nosso lixo "doméstico"...

Porque andam os portugueses tão indignados, quando uma agência de rating chamada Moodys, classificou Portugal de “lixo”?


Sou um patriota convicto!

Mas se analisar o que se tem passado no meu país, encontro “lixo” que as incineradoras existentes não chegam para extinguir todo o “lixo” que por ai anda!

Vejamos :- Se tivermos em consideração que os tribunais funcionam apenas para os “pilha galinhas”, enquanto a criminalidade organizada vai proliferando a uma escala nunca antes vista.

As cunhas a par com a pequena corrupção, vão continuando nas repartições públicas… Os serviços policiais aplicam as leis apenas a uma parte da população. O médico de família arranja uma consulta se lhe oferecerem uma galinha, o fiscal da Câmara é conivente com situações irregulares se isso lhe trouxer vantagens…, os Presidente das Juntas e das Câmaras não são representantes de todos os cidadãos…as oportunidades nos empregos e no ensino não são iguais para todos os portugueses, a ASAE aplica as leis a uns, enquanto com outros passa ao lado… etc…etc…

Depois desta rápida análise, do estado desta nação, é urgente mudar o rumo das coisas para que não nos chamem de “lixo”.
 A limpeza deve começar perto da nossa porta e logo atingiremos o topo.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

O "tal" artigo da Visão enviesada

Achámos que, por mais interessante que nos parecesse colocar o artigo da revista Visão no Comporta Opina, poderia -eventualmente- não ser correto. Pensámos nos direitos de autor e nessas questões legais, porque uma vez que a revista se encontra à venda, poderíamos ter problemas...

Então não é que agora encontrámos o artigo na íntegra publicado pelos senhores do Rio Forte, grupo Espírito Santo (CLARO)... Eles certamente não terão chatices...
 
Aqui fica o artigo, para quem quiser ler:

Artigo da Visão: O que é que a Comporta tem?

Até é compreensível que não tenham problemas em publicar. Porque até foi a informação fornecida por eles e de acordo com os seus interesses.
O povo? Os que cá habitam todo o ano? Esses são como os mosquitos: só incomodam!?

sexta-feira, 15 de julho de 2011

A miopia da "Visão" !?

Como não podia deixar de ser, o Comporta-Opina depois de ter conhecimento do texto da revista Visão, com o título (O que é que a Comporta tem?); passa a relatar com todo o direito, a sua indignação em relação a certos “factos” e afirmações no referido texto.


Com todo o respeito para com a senhora Rosa Ruela(autora do texto), mas com menor respeito pelos “pseudo-amantes ou “descobridores/colonizadores” da Comporta”.

Nos longínquos aos 20 e 30 do século XX, uma família de origem Inglesa usando a mão de obra barata e faminta de gentes das mais variadas regiões do país, meteram mãos á obra e desbravaram as terras desta Herdade.

Nos anos 60 e 70 foram construídas as estradas que ligariam a Comporta a Tróia bem como a Alcácer do Sal. Na sequência de tudo isto foram homens do povo os pioneiros a criarem os acessos ás praias da Comporta, Carvalhal e Pego.

Nos anos 70,80 e 90 os turistas humildes, deram alma e vida a toda esta região, chegavam, usufruíam, respeitavam, contribuíam para a economia local e regressavam ás suas terras com vontade de voltar.

As elites não passam disso mesmo(elites), usam e abusam, sem qualquer respeito pelos originários desta região.

Lamentamos que tenham ficado de fora, (de uma forma descaradamente propositada), a não referência aos comércios que realmente foram, e são, o suporte da micro-economia, gerida pelos descendentes dos primeiros comerciantes e por outros (filhos da terra) que deram alma e aguentaram os momentos maus e bons através da sua carolice, mas que vão cuidando e dando alma ás aldeias da herdade nos 365 dias do ano.

Homenageando os resistentes no “braço de ferro” entre as ideias elitistas e os filhos do povo que teimam em ficar por cá, realço o nome de inúmeros estabelecimentos que são tão dignos de reconhecimento, como os que vem no texto. Estes sim, são genuínos, não tem decorações nem pratos importados: Rei do Choco, O Caldeiradas, O Rola, O Barco do Sado, O Frango Assado, O Mário, Restaurante DªGuida, O Folha, S.João, Tasquinha da Comporta, Bar O Arado, 100 Sabores, O Zé, O Celeiro, Pizzaria do Monte, Pastelaria Eucaliptus, A Cegonha, O Central, Loja da Rita, Loja da DnªNatalina, Clube da Comporta, Papelaria da Comporta, Minimercados Casas da Comporta e Gomes, A Glória, O Pinheiro, Mira Ponte, O Avelino, S.Romão, e todos os outros que com as suas empresas são 80% do motor económico desta região.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

O plano de urbanização da Comporta!!!

Esta é a planta do que os membros do executivo da Câmara Municipal de Alcácer pensam fazer da Comporta. Este é o Plano de Urbanização da Comporta, com as respectivas alterações que QUEREM implementar.

Demos uma vista de olhos e deparámos-nos com algumas irregularidades, isto é, construções que existem e não estão representadas, entre outras coisas... Queremos acreditar que somos nós que vemos muito mal...
Encontra-se disponível através de http://www.cm-alcacerdosal.pt/PT/Actualidade/AvisosEditaiseConcursos/Documents/Planta_Zonamento.pdf

Para já não comentamos.... 
 
 

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Quanto mais conheço as pessoas... mais gosto do meu cão!

Nesta altura do ano tende a emergir o "melhor" de alguns - eles sim- animais.
É altura de férias, e nesta época os bichos deixam de ser giros e passam a ser um estorvo.  O cachorro,  o gatinho ou até o peixinho passam a ser indesejados, porque já não dão jeito?! Ou porque cresceram?!

Não consigo perceber o qual é a parte que as pessoas quando "adoptam" os animais não sabem...
 Não sabem que  eles vão crescer?
Não sabem que não têm onde os deixar quando vão de férias?
Não sabem que não são brinquedos e que precisam de cuidados?

É então agora que o peixinho vai parar à sanita e que o cãozinho fica na beira da estrada.

Triste??? Não!!! É mesmo cruel...

A estrada entre Alcácer e a Comporta é um local onde estes anormais costumam "largar" os animais. Durante estes dias foi abandonado um cão - médio porte, preto e branco - algures nesta estrada.
A cada carro que passava o bichinho olhava e procurava encontrar o seu dono, "aquela pessoa que ele ama incondicionalmente", que ele espera que o proteja e que cuide dele como se comprometeu.

A pessoa? Estará de férias, a fazer o que bem entende!
O cãozinho? Depois de passar algum tempo na expectativa de estar a viver um pesadelo, num sofrimento imenso acabou por "descansar"...
Não sei se um carro lhe bateu e morreu  apenas com a dor do abandono da sua família....
Não sei se um carro lhe bateu e sofreu durante tempo indeterminado, com dores, acabando por morrer ao fim de sabe-se lá quanto tempo de agonia....
Ou se alí esteve, a correr a trás de cada carro, acabando por morrer de fome e sede, com tudo o que isso implica.

O que sei? É que alguém matou um cão, deixando-o na estrada. E que gostaria que essa pessoa soubesse o que fez e que algum dia sentisse o mesmo... 

terça-feira, 21 de junho de 2011

São João...

São João santo Bonito,
Bem bonito que ele é. Bem bonito que ele é
Com os seus caracóis de oiro,
E seu cordeirinho ao pé. E seu cordeirinho ao pé
Não há nenhum assim, pelo menos para mim
Nem mesmo São José.

Santo António já se acabou
O São Pedro está-se acabar
São João, São João
Dá cá um balão para eu brincar.

Santo António já se acabou
O São Pedro está-se acabar
São João, São João
Dá cá um balão para eu brincar.

São João vem ver as moças
Que bonitas que elas são, que bonitas que elas são.
São ainda mais bonitas
Na noite de São João, na noite de São João.
Não estavam só rapazes
Mais uma luz além.

Santo António já se acabou
O São Pedro está-se acabar
São João, São João
Dá cá um balão para eu brincar.

Santo António já se acabou
O São Pedro está-se acabar
São João, São João
Dá cá um balão para eu brincar.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Os Pescadores " porque é das minhas memórias..."

"...Só os vapores fizeram, em 1922, vinte mil contos, números redondos, em peixe
graúdo, e os cercos cinco a seis mil contos de réis em sardinha. Em Setúbal partem
todos os dias os barcos para o mar. O movimento redobra. Setúbal e Olhão são os dois
grandes portos de pesca. Sardinha – sardinha – sardinha... Esta península da Outra
Banda, limitada por duas baías, devia ser um paraíso, pelo seu excepcional clima e pela
sua luz admirável, e bastante, só ela, para, terra e mar, alimentar duas ou três vezes a
população de Lisboa, se terra e mar fossem convenientemente cultivados. Mas nós só
temos um sistema bem organizado – o da destruição..."

in:Excerto do livro de Raul Brandão, Os Pescadores.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Um poema de Miguel Jorge

“Já não se vê o azul do azul,
o mar que se imagina
Um tempo que fora assim de uvas,
de frase e vinhos passados na memória
-E quem cuida das vinhas do mar?
O sono se desfaz no fim da linha,
sensual linguagem que mal se pronuncia
Cospem chuvas as uvas,
 verdes migalhas sobre a paisagem
Alguém fecha os olhos da noite,
 as feridas travadas dentro da casca,
 inutilmente expostas".

terça-feira, 7 de junho de 2011

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Eleições Legislativas na Freguesia de Comporta:


2005:        %         votos  

PS........51,35%......418
CDU....28,75%......234
BE..........6,63%.......54                     + Esquerda=706
PSD.......5,53%.......45                      +Direita     = 68
CDS.......2,83%.......23
                                                  
                                                           2009:         %             votos

CDU.......33,87%.........231
PS..........32,26%.........220
BE...........13,20%.........90                +Esquerda=341
CDS..........7,48%.........51                +Direita    =101
PSD..........7,33%.........50
      

                                                          2011:               %            votos

CDU............28,59%........177
PS...............24,72%........153
PSD............16,48%........102           +Esquerda=384
CDS............11,47%.........71            +Direita   =173                         
BE................8,72%..........54

 Nota: os partidos de direita tem vindo a subir desde 2005, a CDU e o PS tem vindo a perder votos e o Bloco manteve a votação de 2005, tento em conta o elevado indice de abstenção e a perda gradual de população.                   

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Constituição da República Portuguesa.

Artigo 13.º
(Princípio da igualdade)

1. Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei.

2. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

O buraco na estrada em tempos de crise...

Como é do conhecimento público, a estrada que liga a Comporta a Alcácer está danificada perto da Carrasqueira.
Segundo as informações de cariz informal, existe uma demanda entre as Estradas de Portugal e a empresa Herdade da Comporta,S.A. Mas como os utentes são alheios às demandas, e como não estão em jogo acontecimentos do género Atlantic-Tour, Ryders-Cups “falhados” e outros eventos cujos  lucros passam normalmente ao lado das populações, a demanda parece teimar em não passar!
Mas se há alguma vantagem, é que apesar dos transtornos,  o comércio da Carrasqueira, Possânco e Comporta ganharam algum ritmo, o que é bem vindo, pois estamos em tempo de crise!..

Mas existe a outra face da moeda; duma moeda em que quem nos visita anda perdido por ruas e ruelas da nossa freguesia a par com outras situações negativas provocadas pelo desvio do trânsito.

Vá-se lá perceber porquê, as palavras que o senhor Belmiro de Azevedo proferiu num passado recente, tornaram-se mesmo realidade (-Porque tem de usar os ferrys se a Tróia não é uma ilha!..)
A profecia do Belmiro quase se tornou realidade; porque se tivermos em conta que uma ilha é uma porção de terra rodeada de água por todos os lados,o velhote vai ter de fazer mais carreiras fluviais.

Já agora,pergunto eu e muitas outras  pessoas: -Políticos para que vos queremos?

Pode ser que este transtorno possa ser a ajuda oculta de outros que estão ansiosos na venda de uns lotes e “casarolas” na Aldeia do Possânco!? Não é que até dá jeito, porque até os “ricos” estão em crise…

segunda-feira, 23 de maio de 2011

No tempo em que a praia era do povo!








terça-feira, 10 de maio de 2011

" Portugal dos pequeninos "?

Vivemos num país que têm um território pequeno, o nível de vida é pequeno, a estatura física do português  homem e da mulher são pequenos, pensamos e agimos de forma pequena, etc...etc... e tal...
Mas onde também existem dos "MAIORES" corruptos, fortunas, ladrões de luvas brancas, mentirosos na política e outros que andam proximos, traficantes de droga, mafia no futebol, casos em tribunais por resolver, diferenças entre ricos e pobres, etc...etc...etc...(Tudo isto a uma escala planetária).

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Felicidade de ser português?

Era uma vez a norte do norte de África, num território onde terminava a terra e o mar começava. Onde havia um povo à beira do precipício, onde todos se lamentavam, mas nada faziam para mudar tudo de errado que os faziam viver numa angustia crónica.


Heróis do mar, com o nacionalismo levado para outras terras. Para trás ficava a Europa, pois essa para nós de nada nos servia(até o fundador da nação renegou as suas origens “afrancesadas”)!

Naquele território onde tudo pode acontecer; onde o povo cansado parece ser dominado pelo medo do “Adamastor” ao qual Camões também fugiu!?

Certo dia, depois de tantas vagas enfrentarem, poderiam mudar o rumo de uma “Nau” desgovernada e que vagueava ao sabor das ondas de uns mares já dantes navegados…

C.L.C

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Dois compadres à conversa...

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Para visitante apreciar!


quarta-feira, 30 de março de 2011

Você conhece a foto do cartaz?

segunda-feira, 21 de março de 2011

O parque infantil da Carrasqueira, e a importância que a Srª Presidente dá ao seu programa eleitoral

Já tínhamos pensado nisso, mas o "Mais Comporta"  (http://maiscomporta.blogspot.com/2011/02/nao-podemos-ficar-calados.html) conseguiu dizê-lo muito bem.

O parque infantil da Carrasqueira foi avante (camarada, avante)... Até porque é a Carrasqueira que dá votos, e como tal não poderia ficar sem O parque infantil... Mas não é sobre isso que estamos aqui para "falar". O parque infantil foi construído, pela Junta, e como quase tudo o que é feito pela Junta (o pouco que é) foi MAL feito. Tal como o colega bloguista chama a atenção, não cumpre as regras de segurança.

Qualquer pessoa minimamente informada, deve saber que um parque infantil já não pode ser em areia. Como o Mais Comporta refere, e com todo o mérito e preocupação de um comportense, a LEI não o permite... Mas como a lei SÓ é de 1997, pode ser que a Srª Presidente AINDA não a tenha consultado.
Enfim, é o que temos... E com o pouco que temos, é claro que nunca podemos esperar muito... Mas para fazer figuras destas, mais valia deixar-se estar sossegada... Mas isto somos só nós a opinar!

Opinamos porque lemos agora a Acta da Reunião de Assembleia Municipal que (infelizmente para alguns) se pode consultar através de http://www.cm-alcacerdosal.pt/PT/Autarquias/AssembleiaMunicipal/Documents/ACTA%2006_25%20E%2028Setembro2010.pdf.
Infelizmente, podemos ler o seguinte:
"O Vereador Gabriel Geraldo revelou preocupação relativamente à questão dos equipamentos desportivos, pelo que informou a população da Freguesia que foi estabelecido um protocolo de transferência de competências com a Junta.
Procedeu à leitura do art. 3º do documento referido: “É cometida à Freguesia da Comporta a responsabilidade de providenciar na regular manutenção dos seguintes equipamentos municipais, nos termos que a seguir se indicam:
a) Parques Infantis (não incluídos nos estabelecimentos escolares) – Manutenção, reparação e limpeza dos parques infantis existentes, ou a criar, na freguesia;
b) Espaços Verdes – Manutenção das zonas verdes existentes, ou a criar, na área da freguesia;
c) Balneários, Sanitários e Lavadoiros – Gestão, manutenção e limpeza dos balneários, sanitários e lavadouros públicos existentes na freguesia;
d) Áreas destinadas à prática desportiva e ao lazer – Providenciar a regular manutenção dos equipamentos desportivos, bem como das respectivas áreas de apoio (balneários e etc)”.
Foi com desagrado que constatou que os equipamentos se encontram abandonados.
A Vereadora Isabel Vicente acrescentou, sobre o parque infantil da Carrasqueira, que a Presidente da Junta de Freguesia da Comporta colocou a questão ao Executivo, no sentido de colaborem na execução de um projecto paisagístico para o espaço disponível para o efeito. Apresentou o projecto elaborado."

"Voltou a intervir a Presidente da Junta de Freguesia da Comporta, Maria José
Martins, que agradeceu aquilo que disse o Presidente da Câmara sobre o cuidado
a terem na manutenção e dos custos que puderam vir a ter, mas vão tentar fazer o
melhor possível."

Podemos então constatar que a Junta é responsável pela manutenção dos espaços, manutenção essa que não faz, justificando que não tem verba. Podemos constatar que há verba para fazer uma obra, já com um projecto, e mesmo assim consegue fazê-la mal. E depois fica ali com mais um "mamarracho" que possivelmente também não vai ter verba para manter.

Vai fazer a manutenção o melhor que pode, mas se for igual à que tem sido feita no parque da Comporta e nos equipamentos que a Comporta tem... Vai deixar muito a desejar... Respondeu ela ao Sr Vereador "a Junta só poderá fazer as manutenções de pequena dimensão, em tudo, não é só na área do desporto. A Junta de Freguesia não tem competência, nem capacidade de resposta para grandes obras, ou grandes reparações, isso é que está no protocolo."

Não tem competência, mas quer fazer o quer não lhe compete ,e ainda por cima  o faz de forma incompetente...... E o pior é que o que lhe compete fica para fazer...















Imagem retirada do blog "mais comporta"